quarta-feira, 18 de maio de 2011

Gratin Dauphinois - Gratin de batatas

Vocês já ouviram falar de gratin ? É um prato que se faz, que é composto basicamente de qualquer legume que tem (pode ser abobrinha, alho porró, etc) com creme de leite, leite e farinha. A palavra vem do francês gratiner, quer dizer quando grelha uma coisa no forno e fica tostado. O Gratin dauphinois é uma especialidade típica, feito com batatas, eu faço quando estou com saudades da França... É super fácil, vocês vão ver!



Ingredientes para 2 pessoas :
-6 batatas médias
-leite
-uma caixinha de creme de leite
-5 dentes de alho
-farinha
-sal, pimenta, noz moscada
-gruyère
IMPORTANTE : tem que ter um prato que vai no forno

Como fazer?
1/ Tirar a pele das batatas e cortar em forma de rondelle bem fina (2-3 milímetros)
2/ Picar os dentes de alho
3/ Pre esquentar o forno a 290º em quanto vocês estão preparando o gratin
4/ Colocar um pouco de alho picado no fundo do prato. Colocar uma camada de batatas cruas. Acrescentar um pouco de farinha, de creme de leite, de leite e de sal, e de novo um pouco de alho. Alternar esta fase até fazer a última camada de batatas. Encima da última camada de batatas, acrescentar apenas leite para molhar as batatas, sal, pimenta, noz moscada (e não alho, nem creme de leite). Colocar no forno a 270º.
5/ O leite vai esquentar e cozinhar assim as batatas. Precisa deixar no forno entre 30 e 40 minutos, depende da qualidade do seu forno, mas de qualquer forma, tem que ficar atento em se as batatas estão cozidas ou não (usar uma faca para verificar).
6/ Uma vez cozidas, podem acrescentar o queijo Gruyère para ele grelhar encima.

Podem comer este prato com uma carne e com uma salada.

Bon appétit!

2 comentários: